Dissertação - Fernando Henrique Schild

Análise da fragilização por baixa temperatura do aço 45NiCrMo16 modificado aplicado em componente aeronáutico

Autor: Fernando Henrique Schild (Currículo Lattes)

Resumo

Aços especiais utilizados em aeronaves tem alta significância no que se refere ao comprometimento mecânico e funcional, onde uma falha pode levar a catastróficas consequências. Em face do exposto, o estudo detalhado desses componentes juntamente com sua aplicação torna-se de extrema importância para a engenharia e o apontamento dos riscos envolvidos nas operações aéreas nos mais variados ambientes. O presente trabalho visa analisar a influência da baixa temperatura na resistência do material base de um parafuso utilizado em uma aeronave de asas rotativas. Para tanto foram realizados ensaios energia absorvida no impacto (Charpy-U) no metal base, nas temperaturas de 25oC, 0oC, -20oC, -40oC, com o objetivo de levantar a curva de transição dúctil-frágil. Adicionalmente foram realizados perfis de microdureza, análise química do metal de base, caracterização metalográfica (macrografia e micrografias) e espectroscopia de energia dispersiva com o auxílio do Microscópio Eletrônico de Varredura, e análises de fratura com a finalidade de complementar o estudo das características e comportamento mecânico do componente. Os resultados mostram uma queda em resistência ao impacto do componente em aplicações de baixa temperatura, o que pode restringir ou limitar determinadas aplicações, ou exigir proteções necessárias para a preservação da integridade do parafuso.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Aço especial aeronáuticoParafusosTenacidade dos materiaisTransição dúctil-frágilEngenharia mecânicaEnsaio Charpy-U