Apresentação
A indústria do petróleo e a indústria metal-mecânica no Brasil nunca viveram uma fase tão favorável. A Petrobrás, segundo seus levantamentos, terá que mobilizar grandes esforços para capacitar pessoal de modo a atender as futuras necessidades de exploração nos campos do pré-sal. Os novos desafios exigem estudo e pesquisa, atribuições básicas e fundamentais das IFES. A implantação do Pólo Naval de Rio Grande, juntamente com as instalações de seus fornecedores e colaboradores, irá demandar estudos e pesquisas em todos os níveis nos processos de fabricação, atividades estas que certamente terão a contribuição da FURG, através do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. O crescimento da Escola de Engenharia da FURG depende fundamentalmente da criação de novos cursos de pós-graduação, uma vez que as diretrizes e bases destes cursos são o desenvolvimento tecnológico.
Objetivos do Curso
A criação de um Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, na Escola de Engenharia, visa consolidar um núcleo regional de desenvolvimento tecnológico em fabricação metal-mecânica. Este núcleo pretende atuar no sentido de favorecer a qualificação dos profissionais de empresas instaladas na região, assim como dos alunos egressos dos cursos de engenharia. A diretriz básica do curso é desenvolver pesquisas aplicadas aos processos produtivos da área metal-mecânica, contribuindo para consolidar o Pólo Naval de Rio Grande. Dentre os objetivos destacam-se:
* Estudar e desenvolver técnicas para o desenvolvimento da tecnologia e da ciência;
* Integrar o ensino à pesquisa permitindo a formação de docentes;
* Formar pesquisadores;
* Qualificar profissionais da área através do emprego de metodologia científica;
* Consolidar a maturidade científica de orientadores e alunos.
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30/09/202414h50Notícia
DEFESA: “AVALIAÇÃO E COMPARAÇÃO DOS PRODUTOS DE CORROSÃO FORMADOS APÓS ENSAIOS DE INTEMPERISMO ACELERADO EM AÇOS PATINÁVEIS”
A defesa “AVALIAÇÃO E COMPARAÇÃO DOS PRODUTOS DE CORROSÃO FORMADOS APÓS ENSAIOS DE INTEMPERISMO ACELERADO EM AÇOS PATINÁVEIS” do autor Maicon Machado Leivas, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica (PPMec), orientado pelo docente José Henrique Alano, será no dia 11 de outubro, às 13:30h, no link: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/jose-henrique-alano
A banca examinadora será composta pelos professores Dr. José Henrique Alano (PPMec/FURG), Dra. Henara Lillian Costa Murray (PPMec/FURG) e o professor convidado Dr. Carlos Alberto Della Rovere (Universidadae Federal de São Carlos - UFSCar).
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11/10/202209h12Notícia
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29/11/-000120h53Notícia
Planejamento Estratégico
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E AUTOAVALIAÇÃO DO PROGRAMA
Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico do Programa no quadriênio 2021-2024 foi construído com base no Projeto Pedagógico Institucional da Universidade - PPI 2011-2023 e PPI- 2024-2033, sendo o PPI o equivalente ao planejamento estratégico da mesma. Todas as ações propostas pelo Programa estão alinhadas ao PPI da Universidade e também com o Planejamento da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.
Missão
A promoção do avanço do conhecimento e da educação plena com excelência, formando recursos humanos na área de concentração da Engenharia de Fabricação capazes de contribuir para o desenvolvimento humano e a melhoria da qualidade socioambiental, bem como fortalecer as relações entre a Universidade e as empresas da Região através do desenvolvimento de pesquisas de interesse mútuo.
Visão
Tornar-se uma referência na pesquisa, ensino e desenvolvimento tecnológico em Engenharia de Fabricação na Região Sul do Brasil, bem como atuar no desenvolvimento tecnológico e estudo dos ecossistemas costeiros e oceânicos.
Valores
- *Ética;
- *Valoração da qualidade;
- *Respeito;
- *Produção e socialização de conhecimentos e de inovação tecnológica;
- *Postura educativa;
- *Integração da ciência e da tecnologia, em relação ao diálogo com a sociedade;
- *Responsabilidade social e ambiental.
Metas de Curto Prazo
- Fortalecer à publicação científica qualificada;
- Buscar alternativas para ampliação da oferta de bolsas aos estudantes;
- Incentivar o ingresso de novos docentes considerando as necessidades do
Programa.- Aumentar a visibilidade científico-acadêmica e a internacionalização, em uma
proporção de 30% de inserção internacional e 70% nacional (classificada como
ambas as inserções de acordo com a ficha de avaliação da Engenharis III);- Promover a integração do Programa através da realização de atividades;
- Aprimorar o processo de autoavaliação do Programa, considerando os parâmetros da avaliação externa;
- Reduzir o número de desistências dos discentes;
- Viabilizar a capacitação de docentes e discentes;
- Aumentar a produção científica dos docentes com os discentes;
- Acompanhamento mais efetivo dos egressos;
- Estimular os docentes a participarem de projetos com fomento.
Metas de Médio Prazo
- Melhorar a infraestrutura dos Laboratórios;
- Chegar ao índice h2 igual a 5;
- Todos os docentes terem no mínimo índice h igual a 3;
- Melhorar o tempo médio das defesas;
- Melhorar a distribuição de orientações entre docentes;
- Aumentar o número de docentes com bolsas de produtividade.
Metas de Longo Prazo
- Avaliar uma possível proposta de doutoramento ao final do quadriênio;
- Realização de Intercâmbio para pós-doc de docentes;
- Proposição de projetos para melhorias dos Laboratórios;
- Todos os docentes terem no mínimo índice h igual a 5;
- Diminuir o número de discentes evadidos;
- Chegar ao índice h2 igual a 6;
- Cada docente publicar em um periódico qualis A com seu discente por ano.
Objetivos Estratégicos
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande tem os seguintes objetivos estratégicos:
Planos de Ação
O presente Plano de Ação tem como objetivo apresentar as diretrizes e ações a serem utilizadas como princípios no planejamento do processo de gestão do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Tais ações estão listadas abaixo:
- O fortalecimento da publicação científica ocorrerá através do aumento do intercâmbio entre os grupos de docentes e discentes e também buscando junto à Universidade incentivos para custear as publicações de maior relevância.
- A ampliação da oferta de bolsas se dará através da busca de projetos de pesquisa financiados.
- O incentivo de ingresso de novos docentes ocorrerá através de encontros com os docentes da Escola de Engenharia.
- O aumento da visibilidade ocorrerá através da melhora constante do site do Programa, bem como a parceria com as empresas e organismos nacionais e internacionais de pesquisa e também com a participação de docentes e discentes em eventos.
- A promoção da integração do Programa através de atividades interdisciplinares ocorrerá através de diversas ações em conjunto com outros Programas, tais como o Encontro de Pós-graduação, treinamento no Centro de Microscopia para os discentes, participação da Mostra de Produção Científica, parcerias com empresas da região, para a resolução de problemas existentes no sistemas produtivos.
- O aprimoramento do processo de autoavaliação ocorrerá através de reuniões dos grupos de trabalho e a realização de wokshops para o melhor entendimento das ações realizadas no Programa.
- A proposta para a redução de desistências dos discentes se dará através de um maior acompanhamento dos discentes por parte dos docentes, tentando identificar as maiores dificuldades que poderão num futuro causar uma possível desistência.
- Após a avaliação quadrienal 2017-2020, iremos iniciar a construção da proposta de doutorado, observando se a nota mínima foi atingida e também analisando os pontos fracos e fortes identificados na avaliação para então avaliar os itens necessários para que a proposta seja consistente.
- Através de intercâmbios com instituições parceiras nacionais e internacionais, proporcionar o intercâmbio de docentes, através de pós-doc e os discentes, com o estágio de curta duração.
- Após a defesa da dissertação, estimular os docentes a publicarem com os discentes em periódicos qualificados.
- Através do apoio da Escola de Engenharia, propor projetos de melhorias dos Laboratórios à Pró-Reitoria de Planejamento.
- O aumento do fomento à internacionalização é fundamental para o desenvolvimento do Programa, visando o aumento de parcerias e consolidação na inserção local, regional e nacional.
Metas e indicadores
A tabela abaixo apresenta as metas e os indicadores referentes ao planejamento estratégico do quadriênio 2021-2024 do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande-FURG.
META
INDICADOR
01
Realização de 04 reuniões entre os grupos de pesquisa do Programa para o fortalecimento das publicações.
Número de reuniões por ano.
02
Aumentar em 20% o número de bolsas de projetos de pesquisa.
Quantidade de Bolsas.
03
Realização de 01 encontro com os docentes da Escola de Engenharia para apresentar o Curso e incentivá-los a ingressar no Programa.
Número de reuniões por ano.
04
Realização de 02 atualizações do site do Programa.
Número de atualizações por semana.
05
Realização de 03 parcerias com empresas.
Número de parceiras com empresas por ano.
06
Realização de 03 parceiras com entidades de pesquisa nacionais.
Número de parceiras com entidades de pesquisa nacionais por ano
07
Realização de 02 parceiras com entidades de pesquisa internacionais.
Número de parceiras com entidades de pesquisa internacionais por ano
08
Realização de 04 atividades interdisciplinares para a promoção do Programa.
Número de atividades por ano.
09
Realização de 04 reuniões para o aprimoramento do processo de Autoavaliação.
Número de reuniões por ano
10
Melhorar o índice h dos docentes com os menores índices
Número de docentes
11
Melhorar o índice h2 do Programa
Índice h2
12
Aumento em 10% na Produção Intelectual
Percentual de aumento
13
Aumento em 10% na Produção de Artigos
Percentual de aumento
14
Aumento em 10% na Produção de Artigos Discente/Egresso com o Docente
Percentual de aumento
15
Publicação de pelo menos 01 artigo em periódico qualificado em parceria do docente com o discente/egresso.
Artigo/docente/discente-egresso
16
Distribuição de orientações com mediana de 5 orientados/docentes
Mediana
Análise Externa
Oportunidades
- A Engenharia Mecânica, mais especificamente relacionado às Tecnologias de Produção na Indústria é uma área estratégica definida pelo MCTIC, conforme Portaria nº 1.329/2020;
- O Curso de Pós-Graduação e de Graduação são da mesma área;
- Possibilidade de atrair alunos qualificados;
- Único Mestrado em Engenharia Mecânica na região.
Ameaças
- Localização geográfica- Localizado na Zona Sul do Estado do Rio Grande do Sul, a distância com as grandes metrópoles diminui as oportunidades;
- Falta de interesse para participação dos docentes da Escola de Engenharia na Pós-Graduação;
- Escassez de recursos para o pagamento de passagens e diárias para a participação em eventos científicos;
- Conceito 3 na Capes.
Análise Interna
Pontos fortes:
O Programa apresenta como pontos fortes
- Corpo docente engajado e motivado para a pesquisa;
- Bom relacionamento entre os docentes e discentes;
- Excelente receptividade aos novos docentes integrantes do Programa;
- Bom relacionamento com grupos de pesquisa de dentro e fora da Universidade;
- Possibilidade de coorientação com docentes fora do Programa;
- Quadro docente em constante crescimento;
- Regras de credenciamento, recredenciamento e autoavaliação claras e continuadas;
- Política de incentivo à publicação conjunta entre docentes e discentes;
- Grande interação com a graduação;
- Índice h2 do Programa em constante evolução.
Pontos fracos:
- Assimetria quanto ao número de publicações por docentes;
- Distorção na distribuição de alunos entre orientadores e projetos;
- Baixo número de coorientações;
- Pouca disponibilidade de tempo dos docentes para dedicação às atividades de pesquisa;
- Poucos bolsistas de produtividade em pesquisa no CNPq;
- Poucos projetos de pesquisa financiados com produção científica qualificada;
- Baixo nível de produção intelectual em relação ao número de projetos;
- Poucas publicações qualificadas do Programa por docente;
- Pouco recursos para a área experimental;
- Boa parte dos docentes com baixo índice h.
AUTOAVALIAÇÃO DO PROGRAMA
A autoavaliação de um Curso de Pós-Graduação pode ser compreendida como um processo dinâmico e autogerido pela comunidade acadêmica, a qual tem a titularidade da avaliação. Envolve a participação de membros da academia como também externos a ela, como docentes, discentes, egressos, técnicos e outros e tem como objetivo principal avaliar o desempenho de um programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. Desta maneira, a contribuição para o aumento dos padrões de qualidade em termos de formação de mestres, elevação da produção científica na área da engenharia da fabricação e a articulação do impactos dos PPG com a comunidade científica e não-científica é de extrema relevância.
É com esse objetivo que a autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande-FURG vem sendo construída, de tal maneira que possa aumentar a produção do conhecimento e a formação acadêmica de acordo com os preceitos da Engenharia da Fabricação.
Objetivos específicos
Os objetivos específicos da autoavaliação do Programa são:
- *Promover um diagnóstico por meio das avaliações interna e externa com o intuito de melhorar o autoconhecimento e favorecer a autocrítica;
- *Propor condições de desenvolvimento em congruência com a comunidade interessada do PPG e fortalecer seu compromisso científico e social;
- *Elevar o nível da formação de mestres em Engenharia Mecânica e a produção científica.
Princípios da Autoavaliação
O Programa de autoavaliação está norteado pelos seguintes princípios:
- *Abrangência: todos os aspectos e dimensões relacionadas ao PPG; (por exemplo, ensino, orientações, pesquisa, gestão, qualidade das aulas, produção científica, infraestrutura física e de pesquisa etc.) fazem parte desta autoavaliação;
- *Progressividade: todos os elementos serão avaliados, mas em momentos e profundidades graduais;
- *Não premiação ou punição: o processo de autoavaliação não está vinculado a mecanismos de punição ou premiação. Ao contrário, ele auxilia na formulação de políticas, ações e medidas para promover melhorias nos PPG.
- *Adesão voluntária: a participação dos participantes (docentes, discentes, ex-alunos e outros autores) deve ser voluntária. O objetivo é estabelecer a cultura da avaliação, que só tem êxito se contar com a colaboração voluntário dos atores envolvidos tanto nos procedimentos de aplicação como na utilização dos resultados;
- *Legitimidade: a adesão voluntária garante legitimidade, a qual é suportada por uma metodologia capaz de garantir a construção de indicadores adequados, informações fidedignas e tomada de decisão voltada à melhoria do PPG
- *Continuidade: este princípio permitirá a comparabilidade dos dados de um determinado momento a outro, revelando o grau de eficácia das medidas adotadas a partir dos resultados obtidos.
Comissão Interna de Autoavaliação
O programa de autoavaliação é conduzido por uma Comissão interna de autoavaliação. Ela é constituída pelos seguintes representantes:
- - Um presidente e um vice-presidente;
- - Um representante docente do programa;
- - Um representante do corpo administrativo do PPG;
- - Um Representante discentes do programa;
Os membros desta comissão serão designados pelo Colegiado do Programa.
As funções da Comissão interna são:
- - Coordenar os processos de avaliação;
- - Sistematizar e prestar informações solicitadas pelas avaliações externas do PPG;
- - Constituir subcomissões de avaliação, quando necessário;
- - Elaborar e analisar relatórios e pareceres;
- - Propor projetos e ações que proporcionem a melhoria do PPG e de seu processo de autoavaliação.
A Comissão atual é composta pelos seguintes membros:
- Presidente: Prof. Dr. Luciano Volcanoglo Biehl.
- Vice-Presidente: Profa. Dra. Henara Lillian Costa Murray.
- Representante docente: Prof. Dr. Jorge Luis Brás Medeiros.
- Representante do corpo administrativo: Amanda Porciuncula Moraes.
- Representante discente: Francielle Blota de Oliveira.
Dimensões da Autoavaliação
A autoavaliação do PPMec é formada por três dimensões:
1 Programa de Pós-Graduação
- Esta dimensão pretende avaliar o funcionamento, a estrutura e o planejamento do PPMec em relação ao seu perfil e seus objetivos. Neste caso, esta dimensão contempla os seguintes critérios:
- 1 Articulação, aderência e atualização da área de concentração em relação às linhas de pesquisa, projetos em andamento e estrutura curricular, bem como a infraestrutura disponível em relação aos objetivos/missão do programa;
- 2 Perfil do corpo docente, e sua compatibilidade e adequação à Proposta do Programa;
- 3 Planejamento estratégico do programa, considerando também articulações com o planejamento estratégico da instituição, com vistas à gestão do seu desenvolvimento futuro, adequação e melhorias da infraestrutura e melhor formação de seus alunos, vinculada à produção do conhecimento;
- 4 Os processos, procedimentos e resultados da autoavaliação do programa, com foco na formação discente e produção do conhecimento.
2 Formação
Esta dimensão tem seu foco na qualidade dos recursos humanos formados pelo PPMec, levando em conta a atuação dos docentes e a produção de conhecimento diretamente associada às atividades de pesquisa e de formação. Neste caso, esta dimensão contempla os seguintes critérios:
- 1 Atuação dos docentes permanentes em relação às atividades de pesquisa e de formação de cada programa e à produção intelectual;
- 2 Qualidade e adequação das dissertações em relação à área de concentração e linhas de pesquisa do programa;
- 3 Qualidade da produção de discentes e egressos do programa.
3 Impacto na Sociedade
Esta dimensão está relacionada com os impactos gerados pela formação de recursos humanos e a produção de conhecimentos do programa. Compreende também critérios relacionados aos impactos, internacionalização e atuação social do PPG. Neste caso, esta dimensão contempla os seguintes critérios:
- 1. Impacto e caráter inovador da produção intelectual;
- 2. Egressos do programa em relação à formação recebida;
- 3. Impacto da inserção social e econômica do programa;
- 4. Internacionalização e visibilidade.
Sistemática de Autoavaliação
A autoavaliação é um processo dinâmico de coleta de dados, divulgação de informações e formulação de propostas de melhorias. No PPMec, a autoavaliação dar-se-á por meio de ciclos anuais, conforme cronograma de implantação. Ao final de cada ciclo, a Comissão Interna de Autoavaliação deverá apresentar e acompanhar a implementação das ações de melhorias definidas pelos programas.
Em relação a estrutura geral do processo de autoavaliação do PPG, serão apresentados os seguintes itens:
- - Os critérios que formam a dimensão;
- - Os itens de avaliação que formam cada critério (referem-se o elemento a ser avaliado);
- - Indicadores de desempenho por critérios;
- - Atividades de implementação da avaliação dos itens;
- - Periodicidade da avaliação;
- - Responsabilidade operacional pela avaliação.
Ciclo de Implementação da autoavaliação
O processo de autoavaliação fundamenta-se em ciclo anuais, os quais englobam as seguintes atividades:
- - Revisão de resultados de avaliações passadas a fim de corrigir eventuais problemas no processo de autoavaliação;
- - Construção do plano anual de ações da Comissão Interna de autoavaliação para a definição das estratégias e do cronograma a serem utilizados no processo;
- - Aperfeiçoamento dos instrumentos usados para avaliação e diagnóstico das dimensões propostas na autoavaliação do PPG;
- - Sensibilização dos atores ligados ao PPG com o objetivo de estimular o caráter participativo e continuado da avaliação (docentes, discentes etc.);
- - Realização da autoavaliação de forma anual, incluindo a coleta dos dados conforme os indicadores identificados assim como a aplicação das pesquisas de levantamento apontadas;
- - Realização de avaliação crítica do PPG a fim de apresentar resultados parciais;
- - Análise e interpretação dos dados obtidos através da autoavaliação, por meio de tabulação, levantamento crítico dos resultados obtidos e análise quanti-qualitativa dos dados coletados;
- - Elaboração do relatório da autoavaliação, com as devidas sugestões de melhorias para o PPG;
- - Divulgação dos resultados da autoavaliação para a comunidade do PPG.
Instrumentos de avaliação
O processo de autoavaliação realiza-se pela coleta de informações (controle) e por meio da aplicação de questionários, que são direcionados aos atores internos (por exemplo, discentes e docentes) e atores externos (egressos e comunidade). O sucesso da coleta de informações depende da disponibilidade de informações e sistemas que facilitem a coleta, armazenamento, tratamento e análise das informações. Já o sucesso das pesquisas de levantamento depende da capacidade de sensibilização dos atores envolvidos e, consequentemente, da importância dada por eles à participação no processo de avaliação.
Foram concebidos os seguintes instrumentos de avaliação:
- - Pesquisa de levantamento: condições gerais do PPMec (docentes e discentes);
- - Pesquisa de avaliação das disciplinas;
- - Pesquisa de satisfação dos discentes;
- - Pesquisa de levantamento com egressos;
- - Pesquisa Percepção – Comunidade.
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31/10/201814h13Notícia
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03/10/201713h35Notícia
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03/10/201713h34Notícia
Discentes
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Discentes matriculados no Programa 2025
⇒ Discentes por ano de Egresso 2024
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Discentes por ano de Egresso 2021
Discentes por ano de Egresso 2020
Discentes por ano de Egresso 2019
Discentes por ano de Egresso 2018
Discentes por ano de Egresso 2017
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03/10/201713h32Notícia
Documentos
Regimentos
Formulários
Atas
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03/10/201713h31Notícia
Editais
Ingresso Regular
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica – PPMec torna público os critérios para o processo seletivo de candidatos a alunos regulares e especiais ao Mestrado Acadêmico 20/2020. O período de Inscrições vai de 11/11/2019 a 02/12/2019 e a inscrição é feita pelo site: http://siposg.furg.br/
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03/10/201713h29Notícia
Infraestrutura
I. Escola de Engenharia:
- a) Laboratório de Usinagem (500 m2) - Coordenador: Prof. Cleiton Rodrigues Teixeira
- Centro de usinagem vertical - 5 eixos HSM - HAAS VMC VF-2 - 30 cv
- Torno CNC Centur 35D ROMI - 10 cv
- Torno universal convencional ROMI Modelo: SD - 40B
- Torno Universal NARDINI Modelo MS205AS
- Torno de precisão de alta velocidade - KART Modelo: EGM - 200 - 20CV
- Fresadora vertical Modelo: FKrS 630 x 2000 - 30 CV
- Fresadora Universal Automática Modelo: MUL - 320 - 30 CV
- Fresadoras Universais Modelo: 400 - 02 - 10CV
- Furadeira radial Modelo: RF 31/B - 10CV
- Furadeira de coordenadas Modelo: BKoE 315 X 500 - 10CV
- Plaina de Mesa Modelo: HES 800 / 2000 - 15CV
- Plainas limadoras Modelo: ZOCCA -15 CV
- Mandrilhadora Modelo: BFT - 80 - 10 CV
- Geradora de engrenagens Modelo: ZFW - 500 X 6 - 20CV
- Máquina de Eletroerosão Modelo: EROSlMATIC-C
- Sistema piezoelétrico de medição da forças de corte 4 canais - Kistler
- Sistema de aquisição de sinais de alta velocidade - National Inst.
- Sistema digital de medição de desgaste de ferramentas de corte - Zeiss
b) Laboratório de Conformação (115 m2) - Coordenador: Prof. Carlos Alberto Medeiros Casanova
- Prensa Hidráulica com quatro guias de 400 t
- Prensa Hidráulica EVA de 50 t
- Dobradeira de tubos diâmetro máximo 11/2 pol
- Dobradeira de chapas IMAC espessura máxima de 1/4 pol
- Calandra de chapas espessura máxima de 1/4 pol
- Trem de laminação de chapas e perfis (25 CV)
- Misturador para pós metálicos e matrizes para testes de compactação
c) Laboratório de Inspeção (100 m2) - Coordenador: Prof. Cleiton Rodrigues Teixeira
- Espectômetro de Emissão Óptica com base para Fe, Al e Cu, modelo Foundry-Master Pro, Oxford
- Sistema de ultra-som tradicional - GE Modelo Phasor - normas ASME e AWS
- Sistema de ultra-som Phaded-Array - GE Modelo Phasor XS
- Máquina de medir por coordenadas Tridimensional CNC - Hexagon Performance 575
d) Laboratório de Metalografia (125 m2) - Coordenador: Prof. Luciano Volcanoglo Biehl
- Equipamentos para preparação de amostras metalográficas
- Cortadeira Metalográfica - BUHLER - Delta Abrasimet
- Cortadeira Metalográfica - MESOTOM
- Prensa metalográfica - BUHELER - Simplimet 2
- Politrizes metalográficas - BUHELER - Minimet (2 unidades)
- Politrizes metalográficas - PRAZIS e STRUERS (2 unidades)
- Equipamento para ataque/polimento eletrolítico Metapol - FOK-GYEM
- Microscópios esterioscópicos com câmeras, monitores e iluminação externa - 5 unidades Zeiss Stemi 2000C
- Microscópios óticos de luz refletida - ZEISS, Olympus e Askaria - 12 unidades
- Microscópio ótico de luz refletida com sistema de análise de imagens - Olympus GX 51S
- Sistema de aquisição de imagens digital
e) Laboratório de Ensaios Mecânicos (250 m2) - Coordenador: Prof. Carlos Alberto Medeiros Casanova
- Máquina servo-hidráulica de ensaios / fadiga 20 t - Shimadzu EHF-EV200K 1
- Máquina de tração/compressão estática - 30 t, 20 t e 10 t
- Máquina para ensaio de fadiga (tração/compressão) - 6 t
- Máquina para ensaio de fadiga (flexão/rotativa) com 4 postos
- Durômetros Vickers, Brinell, Knoop e Rockwell
- Micro-durômetro - Shimadzu HMV 2T
- Máquina de ensaios Charpy
- Máquina de ensaio Ericson
- Máquina de ensaio abrasão
f) Laboratório de Metalurgia (110 m2) - Coordenador: Prof. Luciano Volcanoglo Biehl
- Moinho/misturador areia para moldes de fundição
- Fornos elétricos a resistência 1100 ºC a 1250 ºC (3 unidades)
- Forno elétrico a resistência de cadinho 11000 ºC a 12500 ºC
- Espectrômetro ótico para analise ligas base Fe, Al e Cu - Oxford Foundry Master-Pro
- Máquina ensaio Jominy - temperabilidade
g) Laboratório de Soldagem (250 m2) - Coordenador: Prof. Douglas Bezerra de Araújo
- Célula robotizada de soldagem - Robô HP-20 Motoman com capacidade de carga de 20 kg e manipulador multiprocesso
- Fonte controlada de soldagem - Fronius TPS4000 - MIG/MAG, MIG/MAG pulsado e TIG
- Fonte controlada de soldagem - Miller Multi-MIG - MIG/MAG, MIG pulsado, Arame Tubular e RMD (Regulated Metal Deposition)
- Fonte controlada de soldagem Lincoln POWERWAVE 455M/STT - Eletrodo revestido, TIG, MIG/MAG, Mig pulsado, Arame Tubular, Goivagem e STT (Surface Tension Transfer)
- Fonte controlada de soldagem - Merkle TIG Alta Frequência - TIG CA e TIG pulsado em até 5 kHz
- Fonte de Plasma - Hypertherm Powermax 1650 - Corte de chapas de até 38 mm de espessura e Goivagem
- Mesa de coordenadas CNC completa - Torchmate 1,2x2,4m com controle de altura da tocha (AVC) e software para otimização do corte
- Fontes TIG ESAB HELIARC 355 - TIG, TIG pulsado e TIG CA
- Fontes SMASHWELD 408 TopFlex ESAB - MIG/MAG
- Tartaruga de soldagem MIGTrack ESAB com base magnética
- Tartaruga de corte para Plasma e Oxicorte
- Kits para OxiCorte automáticos e manuais
- Sistema de controle, medição e aquisição das variáveis de soldagem com 12 canais
h) Laboratório de Metrologia (100 m2) - Coordenador: Prof. Volnei Andersson
Medições e calibrações dimensionais
- Padrões dimensionais (blocos padrão da classe 0 e anéis padrão)
- Metroscópios de Abbe (horizontal e vertical)
- Microscópio universal de medição
- Comparadores mecânicos e digitais, réguas de desempeno e de referência para avaliação de desvios de retitude, e diversos instrumentos manuais para o controle dimensional
Medições e calibrações de força, massa, torque e pressão
- Anéis dinamométricos que podem ser usados como padrões de calibração
- Sistema de aquisição de dados (Spider HBM) para extensometria e sensores indutivos
- Estruturas leves com dinamômetros e medidores de deslocamentos mecânicos para avaliação de elementos estruturais
- Kit de extensometria; torquímetro estático para aperto de parafusos; pesos (em N e kg) para calibrações didáticas de balanças e de medidores de força; balanças romanas; diversos protótipos de células de carga, balanças, torquímetro, células de pressão e outros de princípio extensométrico
- Programas para sistema de medição: catman (software da HBM)
i) Laboratório de Corrosão/Metalografia (43 m2)
- Camara de climatização e envelhecimento - FEUTRON
- Microscópios Esterioscópicos - Zeiss Stemi 200C - Camaras, iluminação e monitores externos
- Microscópio metalúrgico - Zeiss AUS JENA
- Camera de Salt Spray
j) Laboratório de Informática do PPMec (18 m2)
- 12 Computadores PCs com acesso à Internet
k) Laboratório de Modelagem Numérica em Engenharia (LAMONE) (29 m2) - Coordenador: Prof. Paulo Roberto de Freitas Teixeira
- 11 Computadores PCs com acesso à Internet
- Softwares específicos de simulação Ansys®, Abaqus®e Tecplot®
Equipamentos em processo de aquisição (recurso: CT-Infra)
- Kit para ensaios END partículas magnéticas - MAGNAFLUX
- Equipamento para ensaio por corrente parasitas - MultiFlux MFX-1000
- Equipamento para ensaio por Raios X- YXLON Smart 300HP
- Equipamento para ensaio por Gamagrafia - GAMMAMAT TSI 5/1
- Fornos com atmosfera controlada para fusão de ligas metálicas
- Sistema completo para soldagem por Arco Submerso - capacidade de corrente de até 1000 A com fator de trabalho de 100% em CA e CC
- Sistema completo para soldagem a Plasma - capacidade de corrente de até 500 A em CA e CC
- Sistema completo para soldagem MIG/MAG Duplo-Arame - capacidade de corrente de até 500 A em cada arame
- Sistema completo para soldagem LASER - laser de fibra ótica com até 5 kW de potência
- Segundo robô de soldagem complementar ao robô existente com capacidade de carga de 20 kg e manipulador multiprocesso
- Sistema de filmagem de alta velocidade (câmera, lentes e laser de iluminação) - capacidade de filmagem de até 60.000 quadros por segundo e eliminação da luz do arco
- Difratômetro de raios X - Teta-2 Teta - Philips X Pert MPD
- Equipamento para medição de tensões residuais pelo método de hole drilling
- Potenciostato/galvanostato para ensaios eletroquímicos de corrosão - IviumStat 10V-5A
- Célula eletroquímica para ensaios potenciostáticos - AS
II. Equipamentos de interesse lotados em outras Unidades da FURG:
INFRAESTRUTURA MULTIUSUÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (recurso: CT-Infra)
- MEV - Microscópio eletrônico de varredura alto e baixo vácuo - ENVIROMENTAL JEOL JSM 6610LV
- JEOL JSM 6610LV Detectores de ES, BSE, EDS (NORAN System)
- MET - Microscópio eletrônico de transmissão 120 KeV - JEOL JEM 1400
- JEOL JEM 1400 CCD câmera e EDS 7 Spectral aquisiton system
- Ultramicrotomo RMC PTX
- Ponto crítico AUTODSAMDRI - 815
- Glass Knife maker GKM-2
- Sputter Coater DESK V para Ouro e Carbono
- Material computacional para nó administrativo de uma rede computacional (complemento de cluster)
- Microscópio trinocular
- Microscópio de fluorescência
- Analisador de carbono orgânico total
- Perfilador acústico de correntes por doppler
- ICP-OES (plasma)
- Cromatografo líquido acoplado a espectometria de massa
- Texturômetro
- Sistema computacional para montagem de um "cluster"
- PCR-Real Time
- Ambiente de visualização (CAVE) com planos de projeção, servidores, dispositivo para interatividade
- Nodos computacionais bi-processados
- Estação fotogramétrica digital completa
- Cromatógrafo gasoso com detector de ionização de chama com eletrodo e controle eletrônico e fluxo
- Laser scan: sensor para métrica precisa de ambientes tridimensionais com alta produtividade
- Impressora 3D de deposição de camadas para prototipagem rápida de modelos tridimensionais ABS
- Planta industrial automatizada com equipamentos e dispositivos de indústrias automatizadas
- Túnel aerodinâmico
Torre para calibração de modelo de dispersão com 3 níveis de medida
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03/10/201713h28Notíciachapeu
Docentes
Lista de Docentes
CARLOS EDUARDO MARCOS GUILHERME Currículo Lattes
Dr. Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007)
Contato: carlosguilherme@furg.brFABIO AUGUSTO DORNELLES DO AMARAL Currículo Lattes
Dr. Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015)
Contato: fabiors76@gmail.comGUSTAVO MENDES PLATT Currículo Lattes
Dr. em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001)
Contato: gusplatt@gmail.comHENARA LILLIAN COSTA MURRAY Currículo Lattes
Ph.D. Engenharia, Imperial College London (2013)
Contato: henaracosta@furg.brISMAEL CRISTOFER BAIERLE Currículo Lattes
Ph.D. Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria (2023)
Contato: (51) 3662.8286 ismaelbaierle@hotmail.comJORGE LUIS BRAZ MEDEIROS Currículo Lattes
Dr. Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015)
Contato: jorge.braz@furg.brJOSÉ HENRIQUE ALANO Currículo Lattes
Dr. Ciência e Engenharia de Materiais, Universidade Federal de São Carlos (2013)
Contato: henrique.al@gmail.comKLEBER EDUARDO BIANCHI Currículo Lattes
Dr. Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Rio Grande (2009)
Contato: bianchi.kleber@gmail.comLEONARDO DE CARVALHO GOMES Currículo Lattes
Dr. Engenharia de Produção, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015)
Contato: legomes.rs@gmail.comLOURIEL DE OLIVEIRA VILARINHO Currículo Lattes
Dr. em Engenharia Mecânica, Universidade de Uberlândia, UFU (2003)
Contato: vilarinho@ufu.brLUCIANO VOLCANOGLO BIEHL Currículo Lattes
Dr. em Engenharia Metalúrgica e dos Materiais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002)
Contato: lucianobiehl@furg.brSARA MATTE MANHABOSCO Currículo Lattes
Dra. Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017)
Contato: smanhabosco@gmail.com
WALDIR TERRA PINTO Currículo Lattes
Dr. Engenharia Oceânica, University College London (1995)
Contato: waldir.pinto@gmail.comDocentes Visitantes
MARIO CÉSAR SÁNCHEZ OROZCO Currículo Lattes
Dr. Ciências Técnicas, Universidad de Oriente, Cuba (2014)
Contato: mariocsanz@gmail.com
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03/10/201713h26Notícia
Estrutura Curricular
Disciplinas do Programa
Código Disciplina 04116P
Técnicas de Pesquisa Experimental
04117P
Processos de Fabricação
04118P
Fundamentos dos Processos de Soldagem
04119P
Engenharia da Soldagem
04120P
Metalurgia da Soldagem
04121P
Estrutura e Propriedades dos Materiais
04122P
Metalurgia Física
04123P
Corrosão e Proteção
04124P
Técnicas de Análise Microestrutural
04125P
Ensaios Não-Destrutivos
04126P
Projeto de Uniões Soldadas
04127P
Fundamentos da Mecânica dos Sólidos
04128P
Método dos Elementos Finitos
04129P
Projeto de Dissertação
04130P
Defesa da Proposta de Trabalho
04131P
Dissertação
04132P
Estágio de Docência
04133P
Métodos Numéricos em Engenharia
04134P
Engenharia da Confiabilidade
04135P
Tópicos Especiais em Engenharia de Fabricação I
04136P
Tópicos Especiais em Engenharia de Fabricação II
04163P
Introdução à Tribologia
Acesse as Ementas aqui
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03/10/201713h25Notícia
Apresentação
Programa
A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) é uma Instituição Federal de Ensino Superior que tem como filosofia e política institucional o estudo do ecossistema costeiro.
A FURG está localizada no município do Rio Grande (RS), cujas características incluem uma localização peculiar na foz da Laguna dos Patos, com uma extensa praia (Cassino), o maior porto marítimo do sul da América do Sul, um complexo industrial em que predominam a indústria do pescado e a indústria química (petróleo e fertilizantes) e um ambiente de alta importância ecológica incluindo parte da reserva ecológica do Taim.
O Curso de Mestrado em Engenharia Mecânica, foi criado com o objetivo de consolidar um núcleo regional de desenvolvimento tecnológico em fabricação metal-mecânica. Este núcleo pretende atuar no sentido de favorecer a qualificação dos profissionais de empresas instaladas na região, assim como dos alunos egressos dos cursos de engenharia. A diretriz básica do curso é desenvolver pesquisas aplicadas aos processos produtivos da área metal-mecânica, contribuindo para consolidar o Pólo Naval de Rio Grande.
Áreas de Concentração
Área de Engenharia de Fabricação:
Linha de Pesquisa 1- Engenharia de Soldagem e Materiais
Linha de Pesquisa 2 - Simulação e Controle de Processos de Fabricação
Missão e Visão
O Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica da FURG tem por missão a promoção do avanço do conhecimento e da educação plena com excelência, formando recursos humanos na área de concentração da Engenharia de Fabricação capazes de contribuir para o desenvolvimento humano e a melhoria da qualidade socioambiental, bem como fortalecer as relações entre a Universidade e as empresas da Região através do desenvolvimento de pesquisas de interesse mútuo.
Além disso, o Programa tem por visão tornar-se uma referência na pesquisa, educação e desenvolvimento tecnológico em Engenharia de Fabricação na Região Sul do Brasil.
Coordenação e Secretaria
JOSÉ HENRIQUE ALANO - Coordenador do Programa de Pós Graduação
Dr. Ciência e Engenharia de Materiais, Universidade Federal de São Carlos (2013)
Contatos: henrique.al@gmail.com Currículo LattesSECRETARIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICAEscola de Engenharia - Av. Itália, km 8, Campus Carreiros, Rio Grande, RS, Brasil.
Contatos: (53) 3233-6619 secretariaposee@furg.br