Caracterização de junta soldada de liga de alumínio AA5052 usando processo de soldagem por fricção e mistura (FSW)
Autor: Vinícius Amaro da Silveira Arpino (Currículo Lattes)
Resumo
O aumento significativo da utilização das chamadas ligas leves na indústria, nas últimas décadas, requer que sejam desenvolvidos processos de fabricação para alterar sua forma e uni-las. Ligas de alumínio, magnésio e titânio vem tomando espaço em diversas aplicações, com intuito de reduzir massa das estruturas e consumo de energia de máquinas e equipamentos. O processo de soldagem não convencional FSW (Friction Stir Welding) executa uniões em materiais por atrito e mistura mecânica do material amolecido quando em contato com uma ferramenta rotativa, sem transições líquido-sólido. Neste trabalho, foram estudados os parâmetros de soldagem a serem utilizados no FSW para união da liga leve AA5052-H32, utilizando uma ferramenta confeccionada em aço H13. As juntas soldadas, executadas com 5 conjuntos de parâmetros distintos foram caracterizadas mecanicamente por microscopia, microdureza e ensaio de tração a fim de se encontrar a rotação da ferramenta e velocidade de avanço ótimas, maximizando a eficiência da junta. A eficiência da junta é a divisão da tensão última da junta pela tensão última do metal base. Foi verificado um comportamento decrescente da eficiência da junta a partir de 800 RPM de rotação da ferramenta e de 40 mm/min de velocidade de avanço. Conseguiu-se 83,1% de eficiência de junta utilizando 800 RPM e 40 mm/min como parâmetros de soldagem, sendo estes considerados ótimos no intervalo experimentado. As juntas de menor resistência mecânica geradas alcançaram 71,8% de eficiência.