Dissertação - Tales Luiz Popiolek Junior

Investigação sobre o comportamento mecânico de multifilamentos de polietileno de alto módulo (HMPE) submetidos à fluência e fadiga

Autor: Tales Luiz Popiolek Junior (Currículo Lattes)

Resumo

Os cabos de polietileno de alto módulo (HMPE) vêm sendo cada vez mais utilizados em amarrações offshore devido ao seu menor peso específico, maior resistência à tração e maior rigidez, que proporcionam diversas vantagens técnicas e operacionais quando comparados aos tradicionais cabos de poliéster. Porém, diferentemente do poliéster, o HMPE é bastante sensível à fluência, mesmo na temperatura do mar. Ademais, para prever a vida útil dos cabos de amarração de HMPE, é essencial que se compreenda não apenas o seu comportamento de fluência, mas também de fadiga. Embora muitos estudos abordem o comportamento de fluência, a literatura ainda carece de estudos que abordem o comportamento de fadiga. A fim de preencher essas lacunas, este trabalho traz à luz resultados de vários ensaios de fluência e de fadiga, ao nível de multifilamento, com diferentes condições de carregamento, analisando-os e comparando-os. Em fluência, observou-se que a deformação até a ruptura mantém certa relação linear com o carregamento. Já em fadiga, observou-se que tanto o aumento de frequência quanto o aumento de amplitude diminuem o tempo de vida do material. Além disso, este trabalho também traz uma breve exploração nas regiões de fratura de rupturas oriundas de ensaios de fluência e de fadiga.

Palavras-chave: Engenharia mecânicaMecânica dos sólidosCabos de amarraçãoFluênciaFadiga dos materiaisPolietileno de alto módulo (HMPE)