Dissertação - Pedro Henrique Lourenço Peres

Identificação de mecanismos de desgaste em cabos poliméricos de ancoragem naval

Autor: Pedro Henrique Lourenço Peres (Currículo Lattes)

Resumo

Os cabos de fibra sintética ganharam espaço na área marítima, com grande utilização devido às suas vantagens e aplicações, fazendo-se necessário que possuam excelente desempenho durante sua vida útil. Entretanto, existem alguns efeitos mecânicos que influenciam na degradação do material, particularmente causando o seu desgaste. Este estudo analisa o quanto o desgaste entre os monofilamentos que compõem o cabo polimérico multifilamento ("yarn-on-yarn") impacta na resistência mecânica e na ruptura da fibra sintética. Particular ênfase foi dada neste trabalho aos mecanismos de desgaste em diferentes condições atmosféricas. O procedimento envolveu a realização de ensaios de desgaste yarn-on-yarn em dois tipos de fibras (poliéster e poliamida) sob diferentes cargas de tração e em atmosferas de trabalho variadas (seca, úmida e salina). Para o cabo de poliéster, analisou-se também o efeito do uso prévio do cabo no seu desgaste e resistência mecânica (condições virgem e usado). As regiões tanto desgastadas quanto não desgastadas durante os ensaios foram avaliadas num microscópio eletrônico de varredura (MEV) com o intuito de avaliar os mecanismos de desgaste que atuam no processo. Nos monofilamentos desgastados, identificou-se que os mecanismos de desgaste puderam ser caracterizados principalmente como delaminação e adesão. Percebeu-se que os ensaios em meios úmido e salino tiveram melhores desempenhos quando comparados aos ensaios em atmosfera seca. Acredita-se que além do meio aquoso conferir melhor transferência de calor da zona de enlace, o mesmo pode contribuir para a formação de um filme protetor nos monofilamentos.

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Palavras-chave: Cabos de ancoragemDesgastePoliésterPoliamidaAtmosfera salina